ESCALADA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das regiões mais fantásticas do estado do Rio de Janeiro, onde montanhas emblemáticas como Dedo de Deus e Agulha do Diabo ganham destaque. O parque é considerado por muitos o berço do montanhismo, graças a conquista do Dedo de Deus pela Teixeira em 1912, símbolo do montanhismo no Brasil.
A sede principal fica localizada na cidade de Teresópolis, sendo a porta de entra para as principais escaladas e caminhadas do parque, mas também existem as sedes de Guapimirim e Petrópolis. O acesso para o Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe é feito por trilhas na beira da BR 116, estrada que liga as cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Já o acesso para o Garrafão (via normal), Pedra do Sino, Verruga do Frade, Morro da Cruz, São Pedro, São João e Agulha do Diabo é pela sede principal em Teresópolis.
Além das escaladas o parque conta com diversas trilhas e travessias. A travessia de Petrópolis até Teresópolis é uma das principais atrações, sendo considerada a mais bonita do Brasil. Essa travessia conta com dois pontos de apoio, o Refúgio do Açú e o Refúgio do Sino, ambos contam com beliches, cozinha e banheiro. A travessia geralmente é feita em três dias, dormindo uma noite em cada refúgio, mas pode ser feita em dois ou até mesmo um dia. Também existe a Travessia da Neblina, no lado de Teresópolis, que pode ser feita em apenas um dia e passa por diversas montanhas, onde o destaque são os cumes do "rosto do frade".
Vale ressaltar que é preciso preencher e assinar o documento de conhecimento de risco para entrar no parque, seja para as escaladas, como para as trilhas e travessias. Nas montanhas onde o acesso não passa pela entrada do parque, como por exemplo o Dedo de Deus, basta deixar o termo na sede de Teresópolis ou na sede de Guapimirim.