A Rota Normal do Pão de Açúcar, ou simplesmente Costão, é caminho mais fácil para acessar o cume da montanha, sem levar em consideração o teleférico.
A rota alterna trechos de trilha, costão rochoso e um trecho de de escalada fácil de 20 metros. Ela é indicada para qualquer tipo de pessoas, inclusive sem experiência com escalada técnica, desde que tenha condições físicas.
Escalada Experimental de Escalada é uma ótima opção para quem ainda não escala, mas deseja ter um primeiro contato com o mundo vertical.
A Escalada Experimental é realizada no Morro da Babilônia na Urca, ou na Parede do Cantagalo na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde existem diversas vias de escalada com nível de dificuldade relativamente baixo.
Talvez a via de escalada mais conhecida do Brasil, são aproximadamente 100 metros de escalada de quinto grau pela impressionante aresta oeste do Pão de Açúcar. Para fazer cume, após os 100 metros da Italianos, basta seguir por duas travessias em diagonal para a esquerda e na sequencia pegar as últimas enfiadas da Secundo Costa Neto, o que vai adicionar mais 150 metros de quarto grau, totalizando aproximadamente 250 metros de escalada.
Clássicas das clássicas do Rio de Janeiro, localizada no Corcovado, onde é preciso escalar em diversos estilos. Ela possui um grau de dificuldade intermediário, sempre no quarto grau, com apenas um lance de quinto grau.
A via possui 5 enfiadas, todas curtas, com aproximadamente 30 metros cada, totalizando 140 metros de via.