TOTEM NA RAIZ - PÃO DE AÇÚCAR
Escalada curta, com apenas duas enfiadas, mas muito interessante! Um opção é fazer a Totem na Raiz e depois emendar em outra via do Totem como Stop, Lagartão ou Gallotti, para fazer o cume do Pão de Açúcar.
Para chegar na base da via é preciso seguir por um leito de rio seco próximo do bloco dos 800 na pista Claudio Coutinho e depois seguir pelo bosque ingrime até uma formação bem negativa, onde se encontra a via Fim do Mundo. A base da Totem na Raiz fica antes dessa formação e infelizmente tem uma pichação na cor azul na sua esquerda, o que facilita a localização.
A primeira enfiada segue por um sistema de fendas em diagonal para a direita, passando por alguns batentes até o primeiro grampo. O crux da via fica entre o primeiro e segundo grampo e inicialmente foi classificado como 6sup, mas algumas agarras quebraram e o grau ainda precisa se confirmado, acredito deve estar na casa do 7a. Depois do crux a enfiada segue reto com lances técnicos de sexto grau em agarras pequenas, para depois fazer uma horizontal para a esquerda até a parada dupla (grampo + chapa).
A segunda enfiada segue reto com lances técnicos de sexto grau em agarras pequenas, passa por uma parada dupla de rapel e depois segue pela esquerda por lances mais fáceis e com um pouco de mato até a segunda parada (grampo e chapa rapelável).
Para finalizar é possível fazer o rapel até a base da via, ou seguir por uma trilha curta até a base da Stop, onde existem as opções seguir para o cume escalando outra via, ou descer caminhando.
Grau de dificuldade: 6 VIIa E1 D1 70 metros
Conquistador: Antonio Paulo Paria
Ano da Conquista: 2016
Material sugerido: um jogo de Camalot do .3 até o 3